Estudantes em Brasília: “Educação tem que ser 10”

Investir na educação é a melhor estratégia de desenvolvimento nacional, afirmou Inácio Arruda.

Com o tema “Educação tem que ser 10”, cerca de 300 estudantes participaram, esta semana em Brasília, do Seminário Nacional sobre Educação da União Brasileira dos Estudantes (Ubes). A “blitz” fazia parte da programação do evento. Os estudantes reclamaram de não poderem aproveitar os representantes de todos os estados que vieram para o seminário na manifestação.

A maioria dos estudantes ficou do lado de fora, na Portaria do Anexo 2 da Câmara, de maior movimentação dos parlamentares. E com cartazes e gritos de palavras de ordem chamavam atenção para as suas bandeiras de lutas: “Estudantes na rua, qual é sua missão?”, gritava o grupo. A resposta, também dada aos gritos, é “Dez por cento do PIB para educação”.

Apesar de não terem tido o sucesso esperado na manifestação, os estudantes acreditam na aprovação das 59 emendas apresentadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e Ubes aos parlamentares da Comissão Especial que avalia o PNE.

Alesson Barbosa, presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Umes –PE) disse que “a expectativa é de que se consiga implementar as 59 emendas porque as forças políticas e lideranças do PNE vão apoiá-las e estaremos na rua sempre que puder”.

Gustavo Cruz, da Paraíba, e Júlio Cesar Liberato, de Alagoas, lembraram o êxito da Jornada de Lutas realizada em março em várias capitais, quando foram discutidas e aprovadas as propostas apresentadas esta semana no Seminário Nacional e anunciam a disposição de continuarem mobilizados nos estados

Brenna da Costa, do Ceará, reafirmou as palavras ditas pelo presidente da Ubes, Yann Evanovick, no Seminário Nacional, dos estudantes lutarem pelo projeto de lei que destina 50% do Fundo Social do pré-sal para educação, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). “Nós ficamos muito felizes de poder contar sempre com você, Inácio, nas lutas e mobilizações sociais em prol da educação”, destacou Evanovick.

Tarefa da nação

O senador Inácio Arruda participou do Seminário Nacional sobre Educação da Ubes, quando manifestou preocupação e compromisso com o futuro da educação no país. “Nós queremos ter um estado soberano capaz de desenvolver a ciência e pesquisar, para que estejamos preparados para suprir as necessidades do nosso povo. Por isso investir nos diversos níveis de ensino, especialmente na formação e salário dos nossos professores, é a melhor estratégia de desenvolvimento nacional”, afirmou Inácio Arruda. 
O senador Inácio Arruda é autor do Projeto de Lei que defende a destinação de recursos do Fundo Social do Pré-sal para educação, mote das campanhas da UBES e UNE, neste ano. A matéria está na Comissão de Serviços de Infraestrutura para apreciação da relatora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e posteriormente segue para a Comissão de Assuntos Econômicos. Caso seja aprovado, o projeto segue para votação em plenário.

Anúncios

Sobre Movimento Transformar o Sonho em Realidade

Movimento Transformar o Sonho em Realidade para o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes. www.twitter.com/sonhorealidade
Esse post foi publicado em Noticias e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s