DCE da UNIP Vergueiro, o maior do país, tem eleições

Escolha de nova diretoria ocorre simultaneamente à escolha de delegados para os Congressos da UEE-SP e UNE.

O campus Vergueiro da UNIP em São Paulo irá escolher nos dias 19 e 20 de maio a nova gestão do seu DCE, o maior Diretório do Brasil ao representar 100 mil alunos. Durante os dois dias, a mobilização de estudantes será intensa, já que simultaneamente ao processo serão eleitos também os delegados para o Congresso da UEE-SP e da UNE.

Para conhecer mais sobre o processo eleitoral e, mais ainda, as conquistas do movimento estudantil dentro desse importante pólo universitário, o Portal UJS conversou com o Márcio Bico, presidente do DCE UNIP de 29 anos, aluno do curso de Comunicação na Universidade e membro do Conselho Nacional do ProUni.

Como é ser presidente do maior DCE do país?
Um grande orgulho e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois estamos representando os estudantes da maior universidade do Brasil. Apesar das dificuldades, obtivemos inúmeras conquistas, sendo a maior delas o fim da aplicação das avaliações institucionais (PI). Além do fim da “PI”, terminamos com o pagamento obrigatório de todas as dependências, ou seja, se aluno ficasse reprovado em algumas disciplinas ele teria que paga-las para efetuar sua rematrícula! Hoje o estudante paga 20% das DPs. Além disso, conseguimos a implantação do chamado sistema tutelado, que impede a reprovação de estudantes que por ventura ultrapassarem o limite máximo de DP permitido pelo regulamente interno da Universidade. Hoje, os alunos não ficam mais reprovados em seus semestres e nem mesmo retornam para semestres anteriores; eles vão sempre avançando em seu respectivo curso e as dependências vão sendo inseridas de acordo com a realidade e necessidade cada estudante e seguindo um acompanhamento da universidade.

E as mensalidades, como o DCE tem se organizado para controlar os aumentos, em certos casos abusivos?
O DCE, ao lado da UEE-SP, fez uma parceria com o PROCON-SP com a finalidade de enviar possíveis casos de abuso no aumento das mensalidades. Hoje, a UNIP possui uma parceria com a APAESP (Associação de Pais e Alunos) que viabilizou um desconto maior para os estudantes. No curso de Direito, por exemplo, em alguns casos reduzimos em 50% o valor inicial.

E os Prounistas?
A universidade conta com o maior numero de bolsistas do país. O DCE realiza vários encontros com esses prounistas, a fim de esclarecer dúvidas e apoiá-los em tudo aquilo que necessitam, uma vez que a bolsa em si não garante a permanência desses estudantes até o fim do curso. Lutamos com os prounistas pelo aumento da assistência estudantil.

Nessa eleição, como está a participação do Movimento Transformar o Sonho em Realidade e qual sua expectativa para a próxima gestão, pela qual você concorre à reeleição?
Estamos muito animados, trabalhamos muito durante a gestão e, como disse anterioremente, foram muitas as vitórias. Esperamos que a participação leve em conta toda essa trajetória de lutas do nosso DCE, esperamos uma expressiva votação para coroar esse calendário de lutas. Nossa expectativa é de reelegermos nossa diretoria , além de eleger também uma expressiva delegação para o congresso da UEE-SP e da UNE.

Anúncios

Sobre Movimento Transformar o Sonho em Realidade

Movimento Transformar o Sonho em Realidade para o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes. www.twitter.com/sonhorealidade
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s